quarta-feira, junho 10, 2009



Hoje em dia existem diversas técnicas de extensão de unhas no Brasil, como as unhas em acrílico, em porcelana e os tips de colagem rápida. A técnica de unhas de gel é muito utilizada nos Estados Unidos e Europa e aos poucos, chega ao Brasil. Com a formação técnica avançada adquirida na Europa associada aos materiais de alta qualidade de lá importados proporciono um resultado final muito satisfatório de unhas naturais e perfeitas.  O gel é um produto totalmente diferenciado dos demais produtos existentes hoje no mercado, pois o resultado final são unhas muito mais naturais e bonitas, onde raramente nota-se que são implantes. Outra vantagem do gel, é que pode ser utilizado apenas sobre as unhas naturais, sem aplicação de extensão, servindo como uma camada protetora das unhas, e evitando que quebrem com facilidade. Além disso, o gel existe em várias cores, ou seja, pode-se “pintar” as unhas da cor desejada, ou fazer nail art com a vantagem de ter uma longa duração e não descascar nas pontas em pouco tempo como acontece com um esmalte. As unhas de gel não prejudicam as unhas naturais e podem ser usadas por muito tempo, sendo apenas necessária a manutenção conforme o crescimento das unhas. 

Unhas de Gel - Processo de Aplicação

Pra quem está em busca de unhas perfeitas essa é a solução!! O gel é um material fino e flexível que permite moldar o formato exato da unha, dando-lhe um aspecto natural. É uma inovação cosmética que resulta em unhas suaves e confortáveis podendo ser aplicado tanto nas mãos quanto nos pés.  São diferentes tipos de tratamentos para todos os tipos de unhas, desde as unhas compridas e fortes até unhas roídas e curtas.

O processo:

O processo de aplicação do gel dura cerca de duas horas e é dividido em fases de acordo com a necessidade de cada cliente.

  • ·         O gel é aplicado nas unhas naturais. Caso a cliente queira aumentar o comprimento das unhas, são aplicadas primeiramente as extensões.
  • ·         Após a aplicação, o gel é submetido à luz ultravioleta para o processo de endurecimento. Depois é esculpido segundo o formato e comprimento desejado. Nessa fase pode-se fazer a manicure francesa ou nail art se a cliente optar por esse serviço.
  • ·         A finalização se dá pelo gel ultra brilho, que garante um brilho duradouro, além de selar as unhas de maneira a proteger contra a entrada de microorganismos no gel.

Tratamentos - gel sobre unhas naturais

 Unhas roídas*, curtas, fracas ou que demoram pra crescer - a solução é a colocação de gel com extensão, podendo deixar as unhas no comprimento e formato que desejar. Ainda podem ser aplicados diferentes tipos de gel, como o transparente para deixar a unha com aspecto natural, a manicure francesa (com a ponta branca como na foto), ou ainda o gel na cor que desejar com a vantagem de ter uma longa duração e não descascar nas pontas em pouco tempo como acontece com um verniz. 
*No caso das unhas roídas é sempre necessário uma avaliação prévia das unhas para verificar suas condições, em alguns casos as unhas exigem reconstrução parcial para que haja espaço para a aderência da prótese.

Nesse caso a cliente tinha unhas curtas e optou pela colocação de extensão e aplicação de manicure francesa. Conforme o crescimento das unhas é feita a manutenção, onde para esse caso, aplica-se uma nova camada de gel branco nas pontas para que a francesa fique sempre proporcional. Como as pontas são feitas com o gel branco e não com esmalte é possível manter as unhas bonitas por muitas semanas. Em cada manutenção pode-se trocar o estilo das unhas, cor do gel ou variar as nail arts.

Tratamentos - gel sobre unhas naturais

       Unhas fortes e bonitas - pode ser feita a colocação do gel sobre as unhas naturais, formando uma camada protetora das unhas, que pode inclusive corrigir pequenas imperfeições. A principal vantagem é a de ser uma manicure de longa duração, ou seja, unhas lindas por muito mais tempo, adeus a preocupação de pintar as unhas a cada vez que o esmalte desbota ou descasca. Pode fazer francesa, colorida e nail arts.


Nesse caso a cliente quis manter as unhas curtas e optou pela colocação de gel colorido sobre as unhas naturais. A manutenção é feita conforme o crescimento, podendo mantê-las curtas ou acompanhando o crescimento das unhas. Nesse caso, aplica-se uma nova camada de gel colorido, ou troca-se a cor do gel o que depende da decisão da cliente. 

Algumas perguntas freqüentes sobre as unhas de gel


  •          Quem pode fazer?

            Qualquer pessoa pode usar unhas de gel, inclusive homens. O gel serve para ajudar a proteger as unhas naturais e não é necessária a aplicação de extensões, só nos casos em que o objetivo é aumentar o comprimento da unha.

  • Quem está qualificado a aplicar o gel, posso fazê-lo sozinha?

A aplicação do gel exige um treinamento rigoroso para que a unha natural não seja exposta a microorganismos, o que poderia causar micoses e afetar a unha natural. O treinamento de uma técnica de unhas de gel proporciona no final do processo, unhas finas, leves e confortáveis, ou seja, com aspecto natural.  Os materiais utilizados são importados, e o gel não seca se não for exposto aos raios UV, por isso é impossível aplicá-lo em casa e sem o material e equipamento adequado.

  •  Quais os cuidados após a aplicação?

            A vantagem do gel é justamente não precisar ter cuidados especiais com as unhas por muito tempo. A cliente pode fazer o tratamento de cutículas semanalmente se assim for acostumada, mas o gel permanece intacto por muito tempo e só requer a manutenção conforme o crescimento das unhas. Após a aplicação do gel, a cliente pode efetuar as suas atividades diárias normalmente.

  •  O gel prejudica as unhas naturais?

Cada vez mais os produtos cosméticos são feitos de maneira a conciliar beleza e saúde, o gel não é uma exceção. Existe uma falsa crença de que as unhas precisam “respirar”, no entanto as unhas são constituídas por células mortas, sendo a matriz viva situada abaixo da cutícula. As unhas precisam ser protegidas das agressões que sofrem no cotidiano e o gel forma essa camada protetora, permitindo que cresçam saudáveis e por igual.

  • O uso de raios UV no processo de aplicação não prejudica a pele?

Não. A intensidade dos raios UV da máquina utilizada é inferior à intensidade a que estamos submetidos diariamente pela exposição aos raios solares.

  • Porque é preciso fazer a manutenção?

Conforme as unhas vão crescendo o espaço entre o gel e as cutículas vai ficando maior, por isso, depois de um certo tempo,  é necessário preencher esse espaço. É recomendado fazer a manutenção a cada 25 dias, mas isso pode variar de acordo com o crescimento da unha de cada pessoa. Para além da manutenção, pode-se aplicar uma camada extra de brilho uma vez por semana, isso pode ser necessário caso a cliente utilize muitos produtos químicos sem luvas.

  •  É possível aplicar esmalte sobre as unhas de gel?

Sim, mas é de extrema importância observar a composição do esmalte antes de aplicar, pois produtos a base de acetona podem prejudicar o gel. Por isso não é possível retirar o esmalte com acetona, apenas com removedor de esmalte. Também é importante esclarecer que esmaltes de cor escura podem manchar o gel, por isso, a sua aplicação deve ser feita perto da data da manutenção.

 

  •          É possível retirar o gel?

Sim, mas é muito importante quea retirada seja feita pela profissional, nunca se deve retirar o gel sozinha. Isso porque retirar o gel sem utilizar a técnica adequada pode danificar as unhas naturais, pois pode acontecer de retirar junto com o gel as camadas superficiais da unha, tornando-as fracas. A técnica de retirada não prejudica as unhas naturais se feita de maneira adequada.