quarta-feira, novembro 09, 2011

Unhas de Gel x Unhas de Porcelana: Principais diferenças

Olá meninas!!


Hoje vou responder a uma questão muuuuuito perguntada a mim: 


Qual a diferença das Unhas de Gel e Unhas de Porcelana?


Para explicar essa diferença, primeiro vamos a um breve histórico de como tudo começou, pois assim poderemos entender bem as diferenças  e similaridades de cada técnica....


As unhas postiças surgiram por volta dos anos 30, onde estava em alta a moda de esmaltar as unhas. Nessa época, as únicas unhas postiças que existiam eram as unhas feitas de uma espécie de plástico, que era colada sobre as unhas naturais e que existem até hoje. 
Na década de 60, um dentista norte americano descobriu que era possível moldar sobre as unhas a mesma resina que usava nos dentes, surgindo assim, a primeira Unha Acrílica, hoje também chamada de Unha de Porcelana. Como os materiais ainda não eram específicos para unhas, surgiram muitos problemas como alergias, micoses e doenças que deixavam as unhas fracas. Por causa desses problemas, por um tempo as unhas acrílicas deixaram de ser populares e ficaram com uma péssima fama de que estragavam as unhas. Mas como tudo no mundo dos cosméticos, os produtos foram melhorados e sua formulação ficou apropriada para as unhas. Assim, por volta dos anos 80, as unhas acrílicas voltaram com tudo e viraram moda que continua popular nos Estados Unidos até hoje. Os produtos e a técnica de aplicação das unhas acrílicas se espalharam por todo o mundo e foi na Alemanha que uma empresa especializada em resinas dentárias começou a melhorar ainda mais a formulação das unhas acrílicas, na tentativa de obter unhas ainda mais naturais e de grande durabilidade. Assim surgiram as Unhas de Gel Ultra Violeta. O gel foi desenvolvido à partir dos produtos acrílicos, por isso podemos dizer que as Unhas de Gel e Acrílicas (Porcelana) são da mesma família...


Agora vamos ao que interessa!! Se as unhas de gel e acrílicas são da mesma família, quais são as diferenças entre elas? 


Vamos primeiro às diferenças entre os materiais para a aplicação:


Unhas Acrílicas ou de Porcelana: São feitas à partir de um líquido chamado monômer e um pó acrílico. Quando o pó e líquido são misturados, formam uma "massinha" que é moldada sobre a unha, dando lhe o formato e comprimento desejado. Essa mistura seca ao ar livre, podendo ser usado um spray que acelera o processo de secagem. A unha pode ser alongada através de um molde que é colado na ponta das unhas ou aplicando uma unha postiça chamada tip, para depois receber a massinha acrílica e ser moldada. O processo de aplicação leva entre 40 minutos até 2 horas, o que depende da técnica de alongamento escolhida, bem como a experiência de aplicação da profissional.



Unhas de Gel - São feitas a partir de um gel que seca apenas ao ser exposto à luz ultra violeta, por isso o nome, gel UV. As unhas geralmente são alongadas com tips, pois os moldes não são ideais para alongar unhas com o gel, uma vez que sua consistência é quase líquida e tem a tendência a escorrer. Após alongadas, o gel é aplicado sobre as unhas e então colocado na cabine de luz UV para secagem. O processo de aplicação costuma levar entre 1 a 2 horas, o que depende da qualidade dos materiais e experiência da profissional.




Agora sim....


1-Qual a diferença entre as Unhas Acrílicas e de Gel, em questão de qualidade e acabamento?
Tanto as Unhas Acrílicas quanto as Unhas de Gel, quando bem feitas podem ter a mesma durabilidade e resistência. 
As acrílicas tradicionais tendem a ficar mais grossas, o que exige um capricho a mais na hora de lixar e moldar as unhas, para que fiquem bem naturais. 
O gel não tem boa aderência na pele, apenas adere nas unhas, por isso, a profissional deve saber fazer a aplicação evitando contato com a pele para que o gel não levante. A má aplicação resulta na queda das unhas em 2 ou 3 dias.
Tudo sempre vai depender da qualidade dos materiais utilizados e do acabamento dado pela profissional. A técnica de aplicação também é importante, pois quando a pessoa não sabe aplicar, tanto as unhas de porcelana quanto as de gel não chegam a durar uma semana.


2- Principais diferenças na coloração e textura. 
Unhas Acrílicas (Porcelana) - Por ser a mistura de um pó com um líquido, resulta em uma unha com uma textura um pouco áspera o que pode ficar perceptível. Muitas profissionais fazem um acabamento com uma última camada de selante para contornar esse detalhe. Ela também fica um pouco porosa, o que pode facilitar a absorção do pigmento dos esmaltes e manchar as unhas. Esse problema pode ser resolvido ao deixar as unhas sempre esmaltadas, assim se a unha manchar não fica visível.
Unhas de Gel - O gel é um material que resulta em uma superfície bem lisa e não costuma absorver a pigmentação dos esmaltes, no geral, apenas os vermelhos que são mais pigmentados é que podem manchar as Unhas de Gel.


3- Quais são a melhor opção, Unhas acrílicas ou Unhas de Porcelana?
Na minha opinião, o mais importante é que encontre uma profissional qualificada para fazer a aplicação. As duas técnicas de unhas podem ser boas em qualquer situação, desde que aplicadas com materiais de qualidade e com muito capricho! Sempre procure aplicar com alguém que já conheça o trabalho, com a indicação de alguém, geralmente isso evita transtornos!!


Meninas, espero que tenham gostado e que esse post tenha esclarecido as suas dúvidas! Mandem sugestões dos assuntos que gostariam de ver aqui!!
contato@estudiounhasdegel.com


Obrigada por acompanhar o meu blog!
Beijokas!! 

6 comentários:

  1. o unico site da Internet que explica de forma clara a diferença entre as unhas de gel e acrílica! Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  2. Amei
    http://tupperwareuniao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Queria saber qual das duas estragam menos as unhas, já tive a de gel e quando tirei minhas unhas estavam super fracas. Gostaria de saber se a de porcelana também estraga a unha natural. Adorei o post mas acho que falou essa informação. Obrigada. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Ola Thalyta Geralmente a Unha de Gel é feita com um tip na ponta da unha, e unha de Porcelana pode ser esculpida em cima da unha natural sendo assim menos abrasiva a unha natural, mas as duas retiradas de formo inrregular danificam a unha, pois retirado com a profissional ela tomara tomo o cuidado necessário para a retirada da unha, sendo assim a cliente nao podera retirar em casa danificando a Unha natural.

    ResponderExcluir
  5. Boa Noite, faço a unha de porcelana para fora e tive alergia ao Monomer da Nails System que comprei no site MixdaJo, queria uma opinião será que o vou ter alergia do Monomer da Finger ou outra marca?

    ResponderExcluir