quarta-feira, novembro 09, 2011

Unhas de Gel x Unhas de Porcelana: Principais diferenças

Olá meninas!!


Hoje vou responder a uma questão muuuuuito perguntada a mim: 


Qual a diferença das Unhas de Gel e Unhas de Porcelana?


Para explicar essa diferença, primeiro vamos a um breve histórico de como tudo começou, pois assim poderemos entender bem as diferenças  e similaridades de cada técnica....


As unhas postiças surgiram por volta dos anos 30, onde estava em alta a moda de esmaltar as unhas. Nessa época, as únicas unhas postiças que existiam eram as unhas feitas de uma espécie de plástico, que era colada sobre as unhas naturais e que existem até hoje. 
Na década de 60, um dentista norte americano descobriu que era possível moldar sobre as unhas a mesma resina que usava nos dentes, surgindo assim, a primeira Unha Acrílica, hoje também chamada de Unha de Porcelana. Como os materiais ainda não eram específicos para unhas, surgiram muitos problemas como alergias, micoses e doenças que deixavam as unhas fracas. Por causa desses problemas, por um tempo as unhas acrílicas deixaram de ser populares e ficaram com uma péssima fama de que estragavam as unhas. Mas como tudo no mundo dos cosméticos, os produtos foram melhorados e sua formulação ficou apropriada para as unhas. Assim, por volta dos anos 80, as unhas acrílicas voltaram com tudo e viraram moda que continua popular nos Estados Unidos até hoje. Os produtos e a técnica de aplicação das unhas acrílicas se espalharam por todo o mundo e foi na Alemanha que uma empresa especializada em resinas dentárias começou a melhorar ainda mais a formulação das unhas acrílicas, na tentativa de obter unhas ainda mais naturais e de grande durabilidade. Assim surgiram as Unhas de Gel Ultra Violeta. O gel foi desenvolvido à partir dos produtos acrílicos, por isso podemos dizer que as Unhas de Gel e Acrílicas (Porcelana) são da mesma família...


Agora vamos ao que interessa!! Se as unhas de gel e acrílicas são da mesma família, quais são as diferenças entre elas? 


Vamos primeiro às diferenças entre os materiais para a aplicação:


Unhas Acrílicas ou de Porcelana: São feitas à partir de um líquido chamado monômer e um pó acrílico. Quando o pó e líquido são misturados, formam uma "massinha" que é moldada sobre a unha, dando lhe o formato e comprimento desejado. Essa mistura seca ao ar livre, podendo ser usado um spray que acelera o processo de secagem. A unha pode ser alongada através de um molde que é colado na ponta das unhas ou aplicando uma unha postiça chamada tip, para depois receber a massinha acrílica e ser moldada. O processo de aplicação leva entre 40 minutos até 2 horas, o que depende da técnica de alongamento escolhida, bem como a experiência de aplicação da profissional.



Unhas de Gel - São feitas a partir de um gel que seca apenas ao ser exposto à luz ultra violeta, por isso o nome, gel UV. As unhas geralmente são alongadas com tips, pois os moldes não são ideais para alongar unhas com o gel, uma vez que sua consistência é quase líquida e tem a tendência a escorrer. Após alongadas, o gel é aplicado sobre as unhas e então colocado na cabine de luz UV para secagem. O processo de aplicação costuma levar entre 1 a 2 horas, o que depende da qualidade dos materiais e experiência da profissional.




Agora sim....


1-Qual a diferença entre as Unhas Acrílicas e de Gel, em questão de qualidade e acabamento?
Tanto as Unhas Acrílicas quanto as Unhas de Gel, quando bem feitas podem ter a mesma durabilidade e resistência. 
As acrílicas tradicionais tendem a ficar mais grossas, o que exige um capricho a mais na hora de lixar e moldar as unhas, para que fiquem bem naturais. 
O gel não tem boa aderência na pele, apenas adere nas unhas, por isso, a profissional deve saber fazer a aplicação evitando contato com a pele para que o gel não levante. A má aplicação resulta na queda das unhas em 2 ou 3 dias.
Tudo sempre vai depender da qualidade dos materiais utilizados e do acabamento dado pela profissional. A técnica de aplicação também é importante, pois quando a pessoa não sabe aplicar, tanto as unhas de porcelana quanto as de gel não chegam a durar uma semana.


2- Principais diferenças na coloração e textura. 
Unhas Acrílicas (Porcelana) - Por ser a mistura de um pó com um líquido, resulta em uma unha com uma textura um pouco áspera o que pode ficar perceptível. Muitas profissionais fazem um acabamento com uma última camada de selante para contornar esse detalhe. Ela também fica um pouco porosa, o que pode facilitar a absorção do pigmento dos esmaltes e manchar as unhas. Esse problema pode ser resolvido ao deixar as unhas sempre esmaltadas, assim se a unha manchar não fica visível.
Unhas de Gel - O gel é um material que resulta em uma superfície bem lisa e não costuma absorver a pigmentação dos esmaltes, no geral, apenas os vermelhos que são mais pigmentados é que podem manchar as Unhas de Gel.


3- Quais são a melhor opção, Unhas acrílicas ou Unhas de Porcelana?
Na minha opinião, o mais importante é que encontre uma profissional qualificada para fazer a aplicação. As duas técnicas de unhas podem ser boas em qualquer situação, desde que aplicadas com materiais de qualidade e com muito capricho! Sempre procure aplicar com alguém que já conheça o trabalho, com a indicação de alguém, geralmente isso evita transtornos!!


Meninas, espero que tenham gostado e que esse post tenha esclarecido as suas dúvidas! Mandem sugestões dos assuntos que gostariam de ver aqui!!
contato@estudiounhasdegel.com


Obrigada por acompanhar o meu blog!
Beijokas!! 

11 comentários:

  1. o unico site da Internet que explica de forma clara a diferença entre as unhas de gel e acrílica! Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  2. Amei
    http://tupperwareuniao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Queria saber qual das duas estragam menos as unhas, já tive a de gel e quando tirei minhas unhas estavam super fracas. Gostaria de saber se a de porcelana também estraga a unha natural. Adorei o post mas acho que falou essa informação. Obrigada. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Ola Thalyta Geralmente a Unha de Gel é feita com um tip na ponta da unha, e unha de Porcelana pode ser esculpida em cima da unha natural sendo assim menos abrasiva a unha natural, mas as duas retiradas de formo inrregular danificam a unha, pois retirado com a profissional ela tomara tomo o cuidado necessário para a retirada da unha, sendo assim a cliente nao podera retirar em casa danificando a Unha natural.

    ResponderExcluir
  5. Boa Noite, faço a unha de porcelana para fora e tive alergia ao Monomer da Nails System que comprei no site MixdaJo, queria uma opinião será que o vou ter alergia do Monomer da Finger ou outra marca?

    ResponderExcluir
  6. Conheço uma moça que faz unhas de gel, acrigel e porcelana, a unha de porcelana dela é um sonho de unha que unhas finas lindas e delicadas ela usa os produtos nacionais muito boa se alguém vier ha Anápolis pode ir no espaço dela eu recomendo o watssapp dela é 6281354111 ela é formada em direito mais faz unhas por amor

    ResponderExcluir
  7. Obrigada pelos esclarecimentos, muito bom.

    ResponderExcluir
  8. Obrigada pelos esclarecimentos, muito bom.

    ResponderExcluir
  9. Olá meninas, alguém sabe algum lugar em Barueri que coloque porcelana, eu mudei pra cá e ainda não achei, eu to precisando retocar as minhas, aqui só achei as de gel

    ResponderExcluir